Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

VII Grande Prémio Circuito José Afonso

Grândola, 1 de Fevereiro de 2009

Porque estou convicta que o nosso estado de alma, personalidade e postura perante a corrida, influencia sobremaneira a forma mais ou menos positiva de ver e sentir uma prova, com receio de ser injusta não vou deixar o coração interferir no que vou escrever, guardando apenas o último parágrafo para isso, pois se contra factos não há argumentos, também é verdade que o invisível, o que apenas se sente, conta. Conta e muito. Podendo até ser o mais importante para alguns.

Após uma véspera de temporal, Grândola acordou serena sob um céu claro embora cinzento.
Prova organizada pela Junta de Freguesia de Grândola, com o apoio técnico da Xistarca, a prova quase atingiu as sete centenas de atletas chegados à meta. Não apresentou irregularidades e estão por isso de parabéns todos os envolvidos e sem os quais a mesma não se realizaria de forma quase exemplar.

Desde a divulgação, inscrição, levantamento de dorsais, a partida, o decorrer e acompanhamento da prova, com um percurso bem sinalizado e seguro, chegada, prémios e sua entrega e classificações, tudo decorreu de forma regular.
Saliento os originais troféus até ao 10º classificado de cada escalão (troféu de madeira pintada representando um atleta em corrida) e a medalha, prémio de presença para todos, também em madeira. Um recurso certamente menos dispendioso e em minha opinião bem mais "valioso".
Várias entidades (hotéis e restaurantes) ofereceram ainda vários prémios sorteados entre os atletas chegados.

Os abastecimentos consistiam em água e bebida isotónica, o que mesmo não sendo necessário dado a distância da prova, são uma mais valia a acrescentar a tantos outros pontos que fazem desta uma prova meritória de parabéns.

O percurso em alcatrão, depois de umas voltas dentro de Grândola, sai para a estrada para depois entrar num caminho de terra batida, ladeado por sobreiros, o que embeleza sem dúvida a prova. É minha opinião a parte mais agradável.

Por tudo isto Grândola está de parabéns. Verdadeiramente de parabéns por ter levado a cabo com sucesso o VII Grande Prémio Circuito José Afonso.

E agora, tenho de o dizer, pois de outra forma não ficaria bem comigo. Há ali qualquer coisa que falta. Grândola, a vila morena, José Afonso… onde estão? O espirito, a alma da prova? Procurei e não encontrei. Defeito de observador e devorador de provas em busca de emoções, ávido de sensações que se resgatam aqui e ali, sorvidas avidamente como se de alimento se tratasse? Talvez… Mas como nem todos correm em busca do mesmo, talvez mesmo a maioria não tenha sentido falta de nada. Só eu, e eu… conto pouco.

Ana Pereira
03.02.2009

Resultados da prova no site da Xistarca

4 comentários:

Anónimo disse...

Ana "Maria" Pereira
estou a gostar de "saber" que estás a correr, um dia quem sabe também a "ver"...
Estive em Grândola em 2008 e para mim foi uma das provas mais bem organizads em que participei, pelo que dizes continua a ser, ainda bem que assim é.
Beijinhos,
antónio

joaquim adelino disse...

Um olhar inteligente em redor deu para observar a ausência do óbvio, sentimo-nos despidos de sentido. Como a compreendo minha amiga, mas o velho ditado diz que por morrer uma andorinha não acaba a Primavera, aqui eu digo, enquanto ouver uma andorinha...
Um abraço.

Anónimo disse...

“Há ali qualquer coisa que falta. Grândola, a vila morena, José Afonso… onde estão? O espírito, a alma da prova? Procurei e não encontrei.”

Considero muito pertinente esta observação. Porém, do meu ponto de vista, a resposta é clara: Quando a prova foi criada e lançada, estavam lá uns (na Junta de Freguesia com um determinado espírito e projecto), agora estão lá outros (com um determinado espírito e projecto, semelhante ao outro, em teoria, na prática…é o que se vê - ou não vê…)

Um Abraço a até à Costa de Caparica!

Orlando Duarte

MPaiva disse...

Ana,

Muitos parabéns por mais uma prova e pela sumarenta descrição da mesma. Estas crónicas são extremamente interessantes e mostram que as corridas são muito mais do que simples provas de atletismo. São momentos de vivências várias em que cada pessoa que participa sente coisas diferentes e especiais que sabe bem partilhadar.

O problema que referes resulta do facto de a organização da prova, podendo ser competente nos pormenores de avaliação objectiva, não conseguiu ir mais além, contribuindo assim para fomentar as emoções dos participantes. Mesmo não sendo alinhado com a ideologia de José Afonso, reconheço que seria muito fácil fazê-lo, pois estava tudo reunido para que tal fosse possível: Grande Prémio José Afonso em Grândola, a Vila Morena, com muito povo a correr...

Como diria o nosso grabnde Camões, tudo seria diferente "se a tanto os ajudasse o engenho e arte".

bjs
MPaiva