Pesquisar neste blogue

domingo, 11 de setembro de 2022

3ª Meia Rampa, dentro da 44ª Meia Maratona de S.João das Lampas

10 de Setembro de 2022

S.João das Lampas

Inicialmente inscrita para a Meia Maratona. Depois, por razões que não interessam nada para aqui, choraminguei e pedi para os dados serem alterados para a Meia Rampa (13 Km) e ainda assim sabia que não seria fácil conclui-los. Depois, uma semana antes da prova um entorse que não sendo grave, vem ajudar à festa das mazelas que este corpo de 53 anos carrega.

E eis que chega o dia. Iria apenas fazer a Caminhada, que esta prova também proporciona a possibilidade de participação em modo Caminhada, e assim decidida saí de casa. O Fernando Andrade iria compreender, claro. Vá lá que não fui de botas grossas da tropa para caminhar, pois pouco depois de chegar a S.Joâo das Lampas, duas palavrinhas trocadas aqui e ali com velhos amigos destas lides, e com uma facilidade admirável, decidi prontamente ir Correr os 13 Km.Correr, quer dizer, percorrê-los, sempre que o corpo me permitisse, em passito de Corrida, que é a minha paixão, ainda e sempre! E ainda bem que assim o decidi. A comprovar-se uma vez mais que somos capazes de muito mais do que aquilo que julgamos.

A prova tinha um tempo limite de 1h30m. Não queria passar disso, era o objectivo, ou não passar muito disso. Porque fazer uma prova inteira a caminhar ou a um ritmo que não permite terminar no tempo limite estipulado pela Organização, não é bonito nem se aconselha. A começar pela segurança do altetas em relação ao trânsito, por exemplo. Arrastar-nos no asfalto, para além desse tempo, não é bonito,não é nenhum acto heróico e não é bom para ninguém. No entanto, sendo esta uma prova dentro da Meia Maratona, e tendo esta um limite de 2h30m, menos mau para quem passasse da estipulada hora e meia nos 13 Km. O que acabou por ser o meu caso. 

O ambiente é de festa em S.João das Lampas. Cheira a farturas e pipocas. Atletas dão uma voltinha nos carrinhos de choque com as suas crianças antes da prova. Reencontro vários amigos de antigamente, quando fazia provas quase todas as semanas e escrevia assiduamente nesta página.

A entrega de dorsais foi rápida e eficaz. Parques de estacionamento bem indicados na estrada. Policiamento a cumprir muito bem a sua função.

Não aqueço por aí além. Não posso acrescentar mais impactos nos pés a fazer eco pela coluna acima, passando pelo ciático, do que aqueles que já seriam necessários para fazer os 13 Km. Tão bom fazer parte desta festa. Dorsal ao peito para Correr! Alegria infantil esta! Ainda bem que não fui só caminhar, penso.

As pessoas. Quem organiza, quem participa, quem assiste e apoia, estão todos de parabéns! Fazem a festa, são e dão felicidade. Um instante que seja! Não há equívocos. Sou feliz a Correr! 

A prova é durinha, como já sabemos. Mas passinho a passinho fui alcançando as placas dos quilómetros, vencendo-os. A caminhar na maior parte das subidas, a travar nas descidas, a manter um passinho de caracol no plano. Há público a incentivar-nos. Abastecimentos suficientes e há chuveiros para nos refrescarmos. As fontes e os tanques, a verem-me passar uma vez mais. A alegria das palmas, das piadinhas de uma ou outra pessoa no público que não compreende que corramos assim, tão devagar, quase sem ninguém atrás e ao mesmo tempo tão felizes. Sorrio, só sorrio e sigo. Até para o ano, digo, e quase todos respondem, com votos de saúde e que para o ano nos reencontremos. É assim Correr em S.João das Lampas.

Na chegada à meta, a animação cresce. A poucos metros da meta, ainda a correr, agora com mais genica, estendem-me uma rosa, que adoro receber. Branca. Ergo-a e sigo ainda com mais alegria, certa do merecimento. Certifico-me que não vem nenhum atleta da Meia atrás de mim para a Meta, e entro então no tapete e passo o famoso e original pórtico da meta! Está feito! Poucos segundos depois, chega a 1ª mulher da Meia Maratona! 1h33m50s. Patrícia Rivotti, os meus parabéns para ela! 

Temos imensos fotógrafos ao longo do percurso e também na meta. Medalha, água, bolinhos e melancia à chegada. E o Fernando Andrade! Reponsável por isto tudo! Muito Obrigada, e muitos parabéns pela 44ª edição da Meia Maratona de S.João das Lampas, extensíveis a toda a equipa da Meia Maratona de S.João das Lampas - Grupo de Dinamização Desportiva que uma vez mais nos recebeu de forma irrepreensível e sempre, mas sempre, tão calorosa.  

Percorri os 13 Km da Meia Rampa em 1h33m20s, tendo-me classificado na 55ª posição de um total de 67 chegados à meta. Ainda um 3º lugar no escalão V50 (acho que só lá estavam 3 participantes, ah ah ah) 

Se tudo isto vale a pena? Momentos de evasão cada vez mais preciosos na minha vida! E não preciso dizer mais nada.

Ana Pereira

Notas:

Chegados à meta:

217 atletas na Meia Maratona

67 atletas na Meia Rampa

O site da prova, com toda a informação, aqui

Resultados podem ser consultados aqui

Fotos por Luís Duarte Clara, aqui

Fotos por O Homem da Maratona, aqui

Fotos, pela Fotop, aqui


Quase a cortar a meta, por O Homem da Maratona


No final, já de medalha ao peito, com o amigo Fernando Andrade

Antes da Partida


Durante a prova, com o Ricardo Leitão e João Rosinha, apanhados pela Fernanda Neto, muito Obrigada!

A t-shirt, a medalha e a rosa

O largo das Festas

A zona da partida, quando ainda andavam todos a aquecer

A minha medalha

Os bolinhos


3 comentários:

Carlos Cardoso disse...

Maravilha!!! Valeu a pena e muito :) ... e esse km 11, hein? Obrigadinhos :):):)

Anónimo disse...

Olá Ana
gostei imenso de te ver, não esqueço que foi em São João das Lampas que te conheci pessoalmente e engraçado que tantos anos depois lá nos tornamos a encontrar ano após ano, parecemos aqueles amigos que após um ano a trabalhar no estrangeiro se encontram na "terrinha", a do nosso amigo Fernando mas também já um pouco nossa.
Até um dia destes, beijinhos.
António

Filipe Fidalgo disse...

Olá, Ana.

Este teu post, trás de volta a saudade de voltar a correr "Aquela Prova".
A prova do nosso grande amigo Fernando Andrade, mas acima de tudo a prova que tem sido um ponto de encontro e um habitat natural para a malta do pelotão, dos blogues e da essência da corrida.

Aquela primeira foto ( tu e o Fernando), simboliza tudo aquilo que sempre me fez continuar a correr. Para mim, serão sempre 2 ícones da corrida em Portugal

Um grande abraço
Filipe Fidalgo