Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Amizade, Corridas, Livros para ler e outras coisas mais




Conta. Conta hoje. Não esperes por amanhã, por depois de amanhã nem pelo dia a seguir, não esperes pelo tempo que não virá e em que as tuas palavras serão inúteis. E acredita que hoje são úteis. E carrega no peito com brio aquilo em que acreditas e faz eco das tuas crenças.

Conheci-a em 2010. Tomou a liberdade de me contactar e fomos juntas à Corrida do Mirante, na Ota. Descobri uma jovem mulher, de olhos claros, límpidos, timidamente a deixar transparecer a alma bonita e delicada. Uma simplicidade adorável e uma sensibilidade e capacidade rara para me "ler". Nasceu, cresceu e solidificou-se a amizade. Partilhámos mais alguns momentos, sempre com a Corrida em pano de fundo. Partilhámos também dores vividas quando estas já não eram suportáveis caladas dentro do peito. Um abraço quando se precisou. Uma Amiga. É a Ana Groznik.

2010

2012

2012

Foi embora de Portugal em 2014. Longe geograficamente mas jamais longe do meu coração, pois com a sua forma de ser e estar, ganhou um lugar cativo no meu coração.

Pelas vicissitudes da vida, o contacto foi rareando e já não sabia dela há algum tempo.

Até há alguns dias atrás em que me liga um elemento dos Run 4 Fun, equipa em que a Ana correu. O Vitor Aguilar, que não me conhecia, diz-me que a pedido da Ana tem um livro para me oferecer. "Correr pelo bem estar - O Clube Run 4 Fun"", da autoria de João Ralha, fundador do clube e grande dinamizador do mesmo. Pois na compra de 1 livro, o que ela fez, os elementos do clube teriam "direito" a poder oferecer mais dois livros a quem bem entendessem. E com surpresa minha, uma das pessoas que a Ana indicou para receber o livro fui eu. Eu...
Gestos que me tocam e marcam. Mais que qualquer coisa material, como o próprio livro em si, que conta um pouco da história do clube e que vou descobrir, mergulhando avidamente nas suas páginas daqui a nada, mais que qualquer coisa material, o gesto e o sentimento é o que valorizo, me toca e me marca. E me faz sentir que esta vida tem muita coisa boa e que vale a pena viver de verdade. Assim, a nos darmos, de forma tão natural que nem nos apercebemos que também marcamos os outros, assim, natural e simplesmente sendo nós próprios.

Obrigada Ana
Obrigada Vitor pela gentileza de me fazer chegar o livro de forma tão especial.
Obrigada João Ralha, pela dedicatóriacriativa e pela partilha dessa história que terei todo o gosto em descobrir em cada página que adivinho, vou devorar.

2 comentários:

João Ralha disse...

Bonito texto, Ana. O livro embora imaginado e coordenado por mim teve cerca de 50 autores, através de equipas criadas por cada capítulo. Foi um esforço coletivo, tal como é o nosso clube. Teve como base os "posts" escritos no nosso blogue ao longo de vários anos, até ao aparecimento do Facebook.

Espero que te divirtas a lê-lo, tanto quanto nós nos divertimos e escrevê-lo.

Vamos correndo por aí

Runabraço

JoaoLima disse...

Muito bonito! :)

Beijinhos