Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de maio de 2015

4ª Corrida Rota do Queijo - Lousa

3 de Maio de 2015

Realizou-se hoje a 4ª Corrida "Rota do Queijo" de Lousa.

Foram 8.100 metros que esta rapariga correu, este ano em 47m54s, média de 5:55/Km que nada diz por causa do desnível* (aventura do ano passado, ler aqui)

Prova integrada  no Troféu Corrida das Localidades de Loures, que vai este ano na sua 31ª edição e põe muita gente a correr, motivando muitos atletas a treinar e a competir ferozmente ou apenas a correr numa manhã de domingo. Saliente-se que as provas do Troféu são todas elas de inscrição gratuita e abertas à população em geral.

E quem gosta de correr, pode lá estar e ter uma manhã muito agradável. Foi o que aconteceu a esta rapariga, a par do ano passado, e por favor de amigos, viu-se inscrita em representação do clube União Atlético Povoense e tem neste momento um dorsal, o nr. 1580 que pode usar nas restantes provas deste Troféu.

A prova está bem organizada e é no singelo entender desta moça, uma prova simples mas muito bem montada e sempre a considerar, estando de parabéns todas as entidades envolvidas na Organização, salientando-se o Grupo Desportivo de Lousa.

A Partida é dada com um desvio mínimo da hora marcada, um pórtico insuflável dá magnitude à Partida e à Meta, os kms estão marcados, há abastecimento durante a prova, percurso bem marcado e sem trânsito, a classificação sai rápida e a entrega de prémios é feita com eficiência. Troféus para os primeiros de cada escalão. E para todos os participantes, ao chegarem à meta, uma merenda composta por um magnífico queijo, da Montiqueijo, que mantém o seu apoio à prova, uma garrafa de água, uma maçã e em substituição da t-shirt oferecida no ano passado, temos um belíssimo pão. 

A prova é dura. Continua dura mas ela gosta. Asfalto e terra batida. Árvores e verde, muito verde. Sobe, sobe, sobe, sobe e como tudo o que sobe, também desce.

A passagem pela fábrica de queijos, patrocinadora da prova, o cheiro a ovelhas e outros misturados no ar, a vegetação e a terra molhada, levam-na patamares supremos de prazer enquanto corre. Abranda inevitavelmente nas subidas, tem de caminhar um bocado na estrada de terra que sobe até às eólicas, e no resto mantém o seu passo mais ou menos lento conforme o desnível mas sente-se sempre com força. Os últimos 2 quilómetros são sempre a descer e ela voou. Quando assim é, ela sente-se tão bem! 

Muitos amigos reencontrados, e de cada Corrida faz uma festa. Apanha um companheiro na rampa de terra quando caminha, e caminha com ele. Terminada a subida, incentiva-o a recomeçar a correr e a partir daí seguem os dois juntos, fazendo a rapariga de guia turístico e adiantando o que lá vinha, visto que o atleta era a primeira vez que ali participava. Acabaram juntos e foi uma boa prova, para ambos, crê.

Por tudo isto, só pode esta rapariga sair de lá completamente satisfeita e a querer voltar sempre que possa.


* A Prova da rapariga km a km:

1º km 5:18
2º km 6:28
3º km 7:16
4º km 5:30
5º km 7:18
6º km 6:18
7º km 4:54
8º km 4:26




























Mais fotos 

Por António Melro, na AMMA - Atletismo Magazine Modalidades Amadoras, aqui

Por Armindo Santos, aqui

5 comentários:

Unknown disse...

Também gostei de te reencontrar. Hoje revivi velhos tempos ate ao pódio fui. Agora e correr....correr cada vez gosto mais bjinhos bons tempos treinos

Anónimo disse...

Olá Ana,

Foi mais um Domingo bem passado e bem aproveitado. Continua treinando e fazendo umas provas mas com cuidado para não te lesionares...a Maratona do Porto já "espreita" por aí!
A correr, consigo esquecer problemas do dia a dia e por isso, para mim, é um dos melhores remédios que existem e com poucos efeitos secundários maléficos. Claro que se tem de ter um pouco de cabeça, que por vezes também me falta...
Também gosto de rever amigos e rivais neste tipo de provas mais familiares e a custo zero...e sem muita gente.
Continua Ana, bons treinos e boas provas.
Bjs.

Horticasa disse...

Bem vinda! Bem vinda! Beijinhos

Jorge Branco disse...

Hummmmmmmmmmm o queijo!
Só vejo o queijo! :)
Beijinhos

Joaquim Costa disse...

muito bem é bom ver que regressou ás corridas com a mesma alegria e determinação...que "rico" Kit..esse pão e esse queijo só falta o tinto.Bj