Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Treinar

“Treinar” pressupõe que se está a preparar corpo e espírito para alguma coisa. A fazer qualquer coisa com o intuito de vir a fazer melhor. Por isso se treina. Adestra-se. Quer-se o corpo e/ou a alma destra em qualquer coisa. Por isso se treina.

Nem sempre assim será. Pode-se treinar para simplesmente se conviver e passar momentos agradáveis, quer na companhia de alguém, quer sozinhos. O treino pode revestir a simples forma de viver momentos de prazer e lazer. E apenas como consequência, se estará de facto a treinar.

Foi assim hoje. Conseguir dar motivação a alguém que não corre há mais de 20 anos, para calçar os ténis, vestir uns calções e uma t-shirt, largar o tabaco por meia hora que seja, e dar uns passos de corrida, como se fosse a primeira vez, é algo gratificante e enriquecedor. Até para mim, ser egoísta e egocêntrico no que a treinos e corridas diz respeito, confesso, não me servindo de justificação dignificante o facto do tempo que escasseia para de facto me treinar.

No entanto, as excepções fazem a regra. E hoje foi excepção. Uma pessoa especial, um treino especial. . O prazer da partilha, patente e fundamental neste tipo de “treino”, torna-o tão ou mais frutífero e deleitoso como um treino técnico e específico.

39 minutos de exercício físico, alternando ritmos de muito lento a lento, alternando ainda com caminhada, não deixando de correr também ao meu próprio ritmo que por si, é lento também.

Fosse como fosse foram 39 minutos. Melhor que nada como treino. E muito bom como momento vivido. É que isto da Corrida é um meio, jamais um fim.

Sem comentários: