Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A minha preparação para os 12 Km Manteigas – Penhas Douradas

Como se alguém não soubesse que prova alguma “se prepara” na última semana que a antecede. Por esta altura, o “trabalho” teria de estar feito, e a última semana que imediatamente antecede a prova, deve ser de descompressão e nunca de preparação.

Mas como esta atleta (?) é de faz de conta, assim como este blog que às vezes faz de conta que fala a sério de provas e de atletismo e de outras coisas, fazendo de conta que diz coisas importantes, deixem-me manter o título, acrescentando três palavrinhas:

A minha falta de preparação numa semana, para os 12 Km Manteigas – Penhas Douradas

Pensei em “preparar-me” numa semana. Imaginemos que seria como aquelas drogas milagrosas para emagrecer que prometem fazer numa semana o que se deveria fazer num mês ou em muito mais tempo. Treinar, treinar, treinar, treinar! Dose de cavalo para um burro… uma burra neste caso.

E eu, esta semana, ainda pensei em tomar essa “droga”. Que rapidamente me pusesse a escalar a Serra da Estrela com um fôlego que me permitisse conversar e rir, enquanto não chegasse lá acima e ficasse à espera dos muitos outros que chegariam depois de mim. Sonhos… Mas este tipo de drogas-promessas têm um efeito altamente duvidoso, que não será nunca duradouro e poderá mesmo fazer estragos graves, porque milagres meus amigos, também os há, mas por norma acontecem aos outros. E na corrida, também é assim! Numa semana jamais poderia melhorar a minha (falta de) forma para uma prova com as características de Manteigas – Penhas Douradas. Por muito treino que “metesse”, só conseguiria que este acabasse por ser contraproducente.

Por isso e talvez por ainda me restar alguma lucidez, hoje já é quarta-feira, e nada de drogas loucas que prometem o impossível! Nada de treinar como uma louca! Mal por mal, para não haver um choque muito grande com o que não tenho feito nas últimas semanas (meses… anos) da minha vida, tem sido assim:

2ª feira: 50 minutos de Aeróbica, Aeróbica. Suar, rir, apanhar bonés nos passos (coreografia) acabados de inventar ou nos quais eu nunca mais entro, suar, suar, rir e suar! Descontrair e alongar e nunca se sai dali descontente. Sempre, à conta desta brincadeira, o ânimo do dia revela-se e/ou renova-se por volta das 8 da noite às segundas e quartas-feiras;

3ª feira: 50 minutos de corrida em terreno desnivelado. Senti-me cansada. Muito cansada mesmo. Não gostei mesmo nada do que senti sabendo o que me espera domingo;

4ª feira: mais 50 minutos de Aeróbica, com a habitual dose de transpiração, alegria e descompressão (de tanta e tanta coisa que carregamos)

E porque a minha “stora” Dulce Pereira merece, pelo trabalho que faz com as poucas mas teimosas alunas que não deixam de ir (porque será?), deixo aqui o panfleto para alguém a quem eventualmente possa interessar:

AERÓBICA

Horário:
Segunda-feira 19.30h—20.30h
Quarta-feira 19.30h—20.30h

Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional
Avenida Siderurgia Nacional
Aldeia de Paio Pires
2840-075 Aldeia de Paio Pires
Tel.: 21 227 86 38
Fax: 21 227 86 11
E-Mail: cpsn@clubesiderurgia.pt
dpereira85@gmail.com

2 comentários:

Lénia disse...

Oi Ana,

Não faço ideia de como é essa prova na Serra Da estrela, mas concerteza que pelo menos um dos teus objectivos principais será concretizado: que é o de te divertires. 12 kms também não é nada a que não estejas habituada, só talvez o nivelamento do percuros poderá ser mais complicado, mas nada que te faça perder o sono, não é?
Fico a torcer por ti. E não te esqueças serve assim de excelente treino para as Lezírias.

Beijinhos, e boas corridas e aeróbicas!

António Bento disse...

olá Ana
vá força para esses 12 km. a coisa faz-se com mais ou menos canseira. e há subidas que de tão acentuadas nem parecem subidas quando já vamos a meio. habituamo-nos rapidamente e depois até estranhamos as descidas.
um bijinho
até breve
ab