Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Manteigas... porque a Estrela (Serra) tem coração

Esta frase dá entrada ao site da Câmara Municial de Manteigas

E porque o coração às vezes manda, vou sair de Lisboa, percorrer cerca de trezentos e tal quilómetros para depois sair de Manteigas e correr (pelo menos tentar correr) cerca de 12 quilómetros para chegar às Penhas Douradas. Uma subida e tanto, dura de roer, dizem os que a já experimentaram.
Para mim será a estreia numa prova que vai já na sua XXVI (vigésima sexta!!) edição, e que abre o Circuito Nacional de Montanha Salomon 2008.

É preciso ouvir o coração. E por isso, este ano eu vou!

A vila de Manteigas é sede de concelho, distrito e diocese da Guarda. Situa-se a cerca de 700 metros de altitude.
Manteigas assim como todo o seu concelho está integrado na vasta área da Cordilheira Central e especificamente na Beira Interior Norte, em pleno Coração da Serra da Estrela, estando totalmente incluído no Parque Natural da Serra da Estrela. Pelas suas características naturais, ecológicas e paisagísticas é sem dúvida uma zona privilegiada.

As Penhas Douradas localizam-se naquela que é considerada a região mais fria de Portugal, em plena Serra da Estrela, a cerca de 1500 metros de altitude.

São parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela, e dizem ter uma fantástica vista sobre Manteigas e sobre o Vale Glaciar do bonito Rio Zêzere.

Há quem as considere abençoadas pela natureza Serrana, que as presenteou com uma beleza única.

Eu vou lá estar. E vou lá correr. Haverá perspectiva muito melhor para um fim-de-semana? Talvez, mas dentro das possibilidades, é esta que eu escolhi, e cá para nós, acho que escolhi bem.

Especialmente para os meus "amigos" do Brasil ou de outros locais do planeta menos familiarizados com este jardim à beira mar plantado (Portugal), e supondo que sabem onde fica Lisboa, só para terem uma ideia, esse pontinho vermelho é onde fica Manteigas. Claro que Portugal comparado com o Brasil em tamanho, é apenas um quintal:


Agora, mais perto, já em pleno coração da Serra: Manteigas - Penhas Douradas


Mapas, desenhos, linhas e cores. Eu quero é imagens. Imagens com vida. Vivas! Com paixão. Com cor! Com suor! Com dor! Com alegria! Com magia! Com sentimento! Seja ele lá qual for! Na retina e na lente da máquina! Espero conseguir trazer alguma coisa para mostrar, nem que sejam apenas palavras, e essas trarei sempre, até ao dia em que não conseguir falar...

6 comentários:

RA disse...

Olá!!!!! Espero que a prova corra muito bem e que esteja um dia fantástico para aproveitar bem a paisagem. Eu por cá vou participar na prova da RTP, afinal tenho mesmo de começar a caminhar mais a sério senão não passo a caminhar mas sim a rebolar...hihihihihi!!!

Um excelente passeio e bom fim de semana.

Beijoquitas!!!

António Bento disse...

olá Ana.
Obrigado!
E muita força nessa prova que vai ser fantástica.
Bjinho
Até breve
AB

Anónimo disse...

Oi Ana!

Tás boa? Já reparei que o teu peso vai diminuindo mas sugiro que na tua escala do pêso, a partir de agora o coelho dê lugar ao caracol. Agora é que que vão ser elas para tirares mais um kg.

Daqui é aquele que não é aquele que tu pensas. Podes até pensar que este não é aquele mas um outro diferente daquele e até podes ter razão porque este não é o outro mas sim aquele e este, o tal.

Beijinhos e boa corrida para Manteigas pois o tempo vai estar do melhor.

Serei o Tó? Talvez, se o quiseres mas também posso ser aquele outro, este mesmo, Eu

O Eu

.JOSÉ LOPES disse...

Boa sorte para Manteigas
A correr a andar ou a gatinhar,o necessário é participar.

com cumps
J.Lopes

Jacke Gense disse...

Aninha...
Muito boa prova amanhã!
Espero que atinja seu objetivo nesta prova de muita subida...rs
Eu particularmente fujo destas..rsss
Estou vendo que o propósito de perder peso está de vento em poupa.. acho que estou precisando do seu estímulo..rss

bjs

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Agradeço a todos que aqui vieram desejar-me boa prova!

Obrigada! Tive mesmo "uma boa prova"!