Pesquisar neste blogue

domingo, 3 de dezembro de 2006

Domingo, 3 de Dezembro de 2006

Depois de cair, há várias coisas a fazer, entre elas:

Levantarmo-nos e tentar aprender para que não se caia de novo pelos mesmos estúpidos motivos.

Hoje pesei-me, depois dos disparates alimentares e outros que tenho feito desde a Maratona do Porto.

Estou farta de chorar em seco. Vou recomeçar tudo de novo.

Eu sem correr, estou bem pior do que quando corro. Em todos os aspectos. Sem correr, falta-me o ar, falta-me vida, falta-me saúde. Sinto-me mal, pesada, enferrujada e doente.

Por isso só há uma coisa a fazer: Recomeçar!

Porque correr dá-me saúde, pois se há matéria escolar que não esqueci foi a definição de “Saúde” pela Organização Mundial de Saúde: "saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência da doença".

E a corrida dá-me tudo isso, mais que não seja temporariamente. E se me dá temporariamente, diz a lógica que se correr muitas vezes, terei saúde muitas vezes, e pode ser até que a consiga fazer perdurar no tempo em que não estou a correr.

- Por quanto tempo essa vontade? Até voltares a cair? - Perguntarão em tom irónico e trocista os já experientes leitores dos meus dramas e tragédias.

E eu responderei:

- E que importa isso? Sabemos nós o tempo que duramos? Só sabemos que nada é para sempre, com excepção da morte, fiel e constante aos que estão consigo, para sempre! Tudo o resto é passageiro. O que importa é hoje, e amanhã que está já ali. Toda a nossa vida futura não passa de uma projecção fictícia que fazemos para nós próprios e para os outros, mas não passa disso mesmo, uma película de imagens. Só o hoje é real, assim como o ontem, que originou o hoje, e por isso é inalterável. Mas se não podemos apagar e alterar o ontem, podemos fazer o hoje, mesmo que este não seja mais que o reflexo do outro.

E eu hoje pesei-me! 61 Kg!

E eu hoje corri! 1h03m de corrida contínua lenta (5'30" a 5'40"/Km)

Objectivos: os de sempre! Embora com algumas variantes:

Baixar de peso:

1ª meta: 57 a 58 Kg
2ª meta: 53 a 54 kg
3ª meta: 50 a 52 Kg

Depois da última meta alcançada, segue-se o mais difícil, mas que por ora é cedo para falar: manter o peso.

E continuar a correr e a escrever. E a viver (às vezes sou vencida e esqueço-me).

Passará o blog também a ser um Diário alimentar, para não poder esconder e fingir que não aconteceu cada recaída que tenha.

Hoje ingeri:

-1 chávena café com leite magro + Pão torrado com margarina anti-colestrol, pois já tive esse valor elevado e demonstro uma tendência para tal. Nada como prevenir.

- 1 chávena café com leite magro + 1 Barra de proteínas

- Água com sumo de limão (a seguir ao treino)

- 1 Iogurte natural meio-gordo + 1 “bom” prato com: pescada cozida + 1 ovo + batata + couve portuguesa; a temperar: azeite

- 1 chávena de chá de ervas (cavalinha, sene, hortelã-pimenta, funcho) (ao deitar)

Hoje o dia foi pequeno, pois levantei-me não muito cedo, logo o pequeno-almoço foi quase à hora de almoço, e depois, para ir treinar ao fim da tarde não podia almoçar grande coisa, por isso hoje foi assim. Amanhã será bem diferente com o despertador a tocar às 6h10m da manhã.

Nota: Estão expressamente proibidos de tentar fazer em casa o que se passa neste blog. O meu exemplo só para mim serve! Durante um mês certinho, virei aqui expor tudo o que como, e semanalmente o meu peso, e sempre, o treino ou outro exercício físico que exerça.

Daqui a um mês terei alcançado a 1ª meta? Acredito que sim. É uma perda de peso sensata: 3 a 4 kg em 4 semanas. É que o que me interessa é perder gordura mesmo, não massa muscular. Depois, mediante os resultados, reajustarei as metas seguintes. Problema: atravessar o Natal e o Fim de Ano, com os excessos a rondar-nos, e toda a gente a querer que eu coma. Resistirei?

E uma coisa vos garanto: não vou ficar doente, fraca ou anémica, e estarei a comer bem melhor do que quando esqueço os cuidados alimentares que todos devem seguir e como que nem um alarve. Nessas alturas, por incrível que pareça, sinto uma falta de energia imensa, só digna dos desfavorecidos, doentes e mal nutridos. Por isso, há que comer menos e melhor.

Até amanhã a esta hora

6 comentários:

Zen disse...

Maria

Não quero desmoralizar-te, mas fazer dieta em Dezembro?!

Eu não consigo ( já é difícil fazer o resto do ano)!
Este mês quem é que consegue resistir aos petiscos da consoada e da passagem de ano? E sei quem:

Um muçulmano ( não festeja o Natal)
Um Chinês ( o ano cão não é agora)
Um psicopata ( acha que todos os alimentos estão"contaminados" para o matar).
O Tergat ( que tem de ganhar umas massas enquanto tem pernas).
Um vegetariano ( que se fica pelas couves portuguesas, porque é contra o extremínio em massa do bacalhau).
EtC Etc

Uma coisa concordo contigo ( mas é tão difícil quando se é guloso como eu): comer e beber de tudo mas em pouca quantidade.Esta atitude tem como vantagens, não provocar ansiedade e reduzir o peso lenta mas saudávelmente.

Estou eu aqui armado em professor " Martelo"!

Treina que isso passa!

Lénia disse...

Olá Ana,tudo bem contigo?

Há 2 semanas criei um blog onde registei o que comi durante alguns dias. Mas não usei o meu nome real pq tenho vergonha de falar do q como (sou a pessoa mais gulosa e indisciplinada que já conheceste). No entanto, acho que nos ajuda a racionalizar sobre o que comemos. Pode ajudar à tal reeducação alimentar... Vou seguir a tua ideia e fazê-lo também no blog da corrida.
Olha, eu ainda aqui ando, e hoje fui correr.
Diz-me uma coisa: amanhã de manhã queres ir correr comigo (se não chover a potes)??;-)
Beijinhos,
Lénia

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Lénia... vou gostando cada vez mais de ti (não, não te preocupes que não acaba em paixão, é amizade e carinho mesmo, esse sentimento puro que ainda existe.

Olha, julgas que não hesitei em colocar on-line o que como? Achas que ainda não me arrependi? E sabes porquê? Porque tenho, como tu, vergonha do que como, de forma absolutamente compulsiva, e já estou a ver como poderei ir depois escrever que comi 3 ou 4 bolas de berlim seguidas, e ainda 3 ou 4 pães a transbordar de manteiga? Como vou poder admitir isso publicamente? Que sou uma autêntica besta descontrolada no que respeita a comida? Como manter durante 1 mês (foi o meu compromisso) uma alimentação cuidada para me apresentar ao mundo como uma pessoa inteligente e sensata que controla a sua alimentação e a sua vida??? Julgas que já não pensei mil vezes hoje: "Mas em que caldinho me meti?"

Mas sabes, acho que assim, foi como um compromisso. Comigo mesma! Não tenho forma de fingir que não aconteceu. Espero que resulte.

Acho que é uma forma de assumir. Efectivamnte tenho problemas de comportamento alimentar, certamente resultantes de outros bem mais graves e profundos, mas o que vem ao de cima é isso: um problema com a comida, que me faz oscilar entre uma dieta rigorossíssima e a absoluta orgia alimentar.

De facto, este problema, sem estar bem definido e claro, toca a Anorexia e a Bulimia. Posso dizer-te que na minha adolescência, com a mesma altura que hoje tenho (1,65m) cheguei a ter 70 Kg, e depois emagrecer para 47, e depois voltar a recuperar o peso todo ou quase. E nuncas mais parou. Um inferno, se é que podes imaginar o que isso é, e que dura até hoje, embora de forma bem mais suave.

Olha, acho que nos faz bem deitar estas coisas cá para fora. Se pensas o mesmo, faz o favor de actualizar o teu blog, e mantê-lo!

Se amanhã quero treinar contigo logo de manhã ? CLARO QUE QUERO!

Mesmo que chova a potes! Sais de casa a correr, e quando regressas: banheira com água quentinha! Não faz mal a ninguém! E vais ver que sabe muito bem!

40 minutos??? Devagarinho?? 5h50m da manhã! Irei correr contigo, e durante o dia quero notícias tuas!

Um beijinho (com carinho) Lénia ! (do coração)

Ana

Maria Sem Frio Nem Casa disse...

Zen!

No ímpeto de responder à Lénia, esqueci-me de ti...

Fazer dieta em Dezembro? A dieta tem de ser seguida constantemente!

Claro que temos de ser tolerantes connosco próprios e aceitarmos uns deslizes, mas depois, há que desfazer o que se comeu a mais.

Ainda marco um treino de 2 horas para a manhã do dia de Natal... Alinhas? A passo de caracol? Para gastar a Ceia e arranjar espaço para o Perú ou Cabrito, ou outro bicho qualquer?

Beijinho

Lénia disse...

Oi Ana, tambem gosto mto de ti...

Mas 5h50 não sei, está escuro e esta cidade a essas horas não é do mais aconselhável para donzelas. Mas por volta das 7 h. estarei lá fora para fazer esse treino interactivo. Pode ser que no f-d-semana possamos fazê-lo mais tarde e em simultâneo, não é?
Depois falamos sobre isso!Ok?

Beijinhos e bom treino parceira (vou estar a pensar em ti durante o treino)!

Zen disse...

Pronto, pronto, eu rendo-me!

Afinal estou a brincar com coisas sérias. Eu sei, mas foi uma tentativa de desdramatizar o problema e ao mesmo tempo poder rir um pouco ( que é também um excelente exercício).
O problema como diz uma familiar minha emigrada em França é que esta terra ( entenda-se esta aldeia junto ao atlântico) tem muitas coisas boas, uma delas essas malditas bolas de berlim!
Peru? Cabrito? Aonde?
Treino de duas horas? Tem mesmo que ser no dia 25? É que o pessoal aqui para estes lados só se deita às tantas no dia 24, normalmente a rebolar e levantar cedo não parece ser grande ideia, mas... quem sabe? No entanto se quiseres antecipar para 24 e convidar o nosso camarada Álvaro para darem um salto até aqui à Mata da Machada não era má ideia não senhora. Mais duas opções: Apostiça e/ou Monsanto é só combinar.