Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Processo

Conheço por demais bem O Processo. Ele é o peso no corpo. Ele é a dificuldade em deslocar-me em passos de Corrida. Ele é o peso a mais e a dificuldade na respiração. Ele é de novo conter-me e cuidar-me na alimentação que adopto. Ele é progredir lentamente, quer na Corrida quer na perda de peso. Ele é chamado de recomeço, para mais uma vez perder peso e melhorar a forma (física e psíquica). Ele, o Processo, é abraçado de novo para progredir muito lentamente. Com alguns tropeços, mas com persistência e paciência, o objetivo é sempre atingido: perda de peso na ordem dos 8 a 10 quilos que é aquilo que engordo desde que "páro" (ou entro num outro processo, chamado este de destruição) e a  forma (sempre modesta) é consideravelmente melhorada, o que não é difícil tendo em conta o patamar até onde me deixo cair.

Farta destes recomeços e recuos. Uns meses "bem" e depois outros a destruir aparentemente de forma propositada tudo o que consegui. Para depois "recomeçar". Melhorar, tentar e conseguir. Subir ao pódio da vida e ouvir os aplausos fantasmas. Conheço tão bem o sabor desta "vitória" fútil. E depois...depois caio. O grave é que cada vez estou mais velha e estes desequilíbrios não fazem nada bem ao corpo e este começa a queixar-se. Coração, articulações, músculos e tendões, em cada "recomeço" sinto que correspondem cada vez com mais dificuldade.

Percebo por fim que não há recomeços. Não há dias para começar nada. Há apenas dias para viver. E da forma de o fazermos no imediato, depende de facto a nossa vida. Hoje. No caminho da vida. Ou podemos dizer que recomeçamos todas as manhãs que acordamos, com pequenos ou grandes passos.

Quando a batalha vencida é acordar e sair da cama para viver, como se isso fosse algum desafio para alguém (pensarão muitos e eu também gostava de pensar como eles), a decisão está tomada e há já uma pequena grande vitória.
 
Hoje, este cenário que me vê terminar o treino, este Tejo cinzento onde saltam os peixes e mergulham as aves que o sobrevoam, olha-me de soslaio  e vê-me derreada após estes 45 minutos em que corri 7 Km, exausta, vermelha, com a sensação de "nem mais um passo", em muito pior estado do que quando há uns meses atrás terminava no mesmo exacto lugar um treino de 34 km...

O Processo, portanto, encontra-se novamente em marcha. Encontra-se a rapariga no ponto de retorno, outrora chamado de recomeço... (antes isto que desistir de vez, pensa a rapariga e segue confiante - não muito - que ainda vai conseguir correr os 11 km da Corrida da Liberdade no dia 25 de Abril, os 15 km da Corrida 1º Maio e os 20 Km dos Trilhos das Lampas, a 10 Maio)

5 comentários:

Sandra disse...

Para a frente é o caminho. E enquanto houver fôlego em ti, não te doa a alma por tantos recomeços. O que importa é que estás de novo 2na estrada", hoje estes 7 km, amanhã, novamente 30. E enquanto esse Tejo aí estiver e assistir silencioso às tuas batalhas, significa que estás Viva, e que Decides por ti! Vamos, Ana! ainda tens tantos e tantos anos pela frente para fazer coisas maravilhosas, para conseguires objetivos e Recordes pessoais, caaramba! Toca a andar, treina e treina novamente, e mais ainda. Querer é mesmo Poder! beijinhos e bons treinos e provas :)

Fernando Andrade. disse...

E leva com "um processo em cima" se se deixa ir abaixo, Ana.
Olhe que o Trilho das Lampas está à sua espera.
Beijinho.

Corre Piolha Corre disse...

E de louvar é o processo de nunca desistir... pois é fácil e muitos são aqueles que nele caiem! Cair mas levantar sempre e seguir em frente é o processo. E por isso hoje os 7Km amanha serão muitos muitos mais :)

Beijinho grande

Anónimo disse...

Ana,

Nada de choraminguices, "atão", que é isso? A Mãe das corridas não pode ter pensamentos negativos. Eu por vezes também tenho estes pensamentos mas quem os não tem?
Ana, a vida é assim, e tu, tal como muitos veteranos corredores, escolheste este caminho e agora já é tarde...o nosso organismo não reage bem a paragens, revolta-se e, se por um lado, o nosso "corpo" com a idade se vai ressentindo quer a nível de articulações, músculos, varizes... por outro, afasta-nos de muitas outras doenças que julgo poderem vir a ser mais graves.
Vá lá Ana, "meia-volta e força". Fizeste só 7 kms? Sentes-te cansada? Qual o mal? Treina dia sim dia não, não queiras treinar tudo num só dia. Eu também só treinei ontem 6 kms...e também me senti muito cansado. Corri a uma média de cerca de 5'50/Km quando corro em provas de 10kms a cerca de 4'05/Km. Temos é de treinar com cabeça...mas "Mãe", julgo que não precisas de lições pois corres à quase tanto tempo como eu...e eu ainda por vezes falho...

Bons treininhos
Bjs.
Fernando Sousa

Jorge Branco disse...

Nem processo, nem meio processo toca a treinar e "prontos"! Ou então eu zango-me e eu zango é um problema hi hi hi hi hi.
Beijinhos.