Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Exercício físico e patamares

Li que:

"Mais vale praticar exercício físico apenas uma vez por semana durante um ano, ou uma vida, do que fazê-lo todos os dias durante uma semana para depois regressar à total inactividade durante as restantes semanas do ano, ou da vida.
No entanto, para um melhor aproveitamento dos seus benefícios, é aconselhável a prática de exercício físico pelo menos 3 vezes por semana e por períodos não inferiores a 30 minutos cada."


Retirado de um livro qualquer

Quererá isto dizer que era melhor para mim, correr apenas uma vez por semana, como o fazia há meses atrás, de domingo a domingo, de corrida em corrida, e ir mantendo essa regularidade (regularidade ?), do que me dar na veneta e exercitar-me entusiasticamente durante dias seguidos, para depois parar completamente, como o faço agora?

Terá isto algum fundo de verdade?

Alguém tem uma palavra a dizer? E eu? Tenho eu uma palavra a dizer? Ah sim! Com certeza!

O facto de olhar para trás no calendário e não me lembrar da última vez em que corri (ou pratiquei qualquer outro tipo de exercício físico mais do que 2 vezes na mesma semana), assusta-me um bocado e agora que deveria dizer "Já não corro", sinto o peso da diferença de correr domingo a domingo, e de não correr.

Hoje, sinto que:

- o facto de não praticar exercício físico ajuda-me a despreocupar-me em demasia com o que como, o que me tem levado a cometer erros e excessos, que por sua vez me têm levado a engordar desmesuradamente, o que sua vez também me têm levado ao ponto seguinte;

- tenho imensa dificuldade em mexer-me no que a actividades simples do quotidiano diz respeito, como baixar-me e levantar-me, correr para o autocarro, subir escadas, etc. (sem falar numa longa - ou curta - noite de sexo ).


Pelo acima exposto, sinto que tenho de esquecer grandes feitos, para cumprir apenas os pequenos que me permitirão de novo fazer-me sentir melhor, fundamental e simplesmente no que à saúde e bem estar diz respeito.

E é neste patamar que me encontro a escassos 5 dias do meu quadragésimo aniversário…

3 comentários:

joaquim adelino disse...

O melhor é não pensar tanto, cansa o cérebro em vez das pernas.
Um abraço

Fernando Andrade. disse...

Vou dar com o martelo na balança
P’ra fugir à leitura não querida.
Quero comer de tudo! haja festança;
Ninguém venha lembrar-me da Corrida!
Como é que em mim se opera tal mudança
Que do exercício ando tão fugida?
“Lancem-me a bóia, que estou-me a afogar”,
Que isto da Corrida… só a recordar …

Anónimo disse...

olá Ana
um passo primeiro, depois o outro. e basta o primeiro para iniciar o caminho que deseja.
encontre-o, resgate-o, que o tem dentro de si.
beijinho
até breve
ab - tartaruga