Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de junho de 2012

1ª Corrida Volkswagen




A fábrica abriu as portas e os portões neste domingo, 24 de Junho de 2012, e chamou de dia aberto a todos e chamou a população a conhecer a fábrica. De produção automóvel, a maior de Portugal, chamada Volkswagen Autoeuropa, sita em Palmela teve cerca de 10.000 visitantes e várias actividades neste evento, desde "workshops" a várias actividades desportivas, passando por acções de sensibilização ambiental inseridas no âmbito do programa de modelo de desenvolvimento da Volkswagen, o «Think Blue Factory»,
mas das quais sobressai indiscutivelmente como a mais notória, a 1ª Corrida Volkswagen, a primeira em Portugal a par do que a Volkswagen já vem fazendo lá fora.

Com organização a cargo da própria Volkswagen Autoeuropa com apoio técnico da HMS Sports Consulting, a Corrida na distância de 10 Km teve cerca de 1250 atletas chegados à meta e centenas de participantes na Caminhada com a distância de 4,5 Km.

A Corrida teve Partida na fábrica, fez-se nas estradas ladeadas de pinheiros numa boa parte do percurso, na zona envolvente à fábrica, com o trânsito totalmente cortado, em perfeita segurança, num percurso bem marcado e plano, acompanhado quer por elementos da organização e forças policias quer por elementos da Cruz Vermelha, num apoio constante, um abastecimento de água, um sol escaldante, para por fim ao km 7 retornar à fábrica e levar os atletas a percorrer as linhas de produção já dentro da fábrica, em agradabilíssimas e refrescantes sombras e apreciar as várias fases da produção de um automóvel. Absolutamente extraordinária experiência, onde nos surpreendem ainda no meio do metal e do automatismo inerente à produção automóvel, mais uma vez elementos da organização em apoio caloroso assim como operários ilusoriamente apanhados de surpresa nas suas funções habituais.

A meta é de novo na rua, mas dentro da fábrica em ambiente muito animado e vivo.

Voltando à Partida, e mesmo antes disso, a corrida teve uma inscrição de EUR 6,00, uma entrega de dorsais em dias antecedentes à prova e no próprio dia, deu acesso a transportes públicos no dia da corrida, facilitou estacionamento, premiou todos os participantes com uma t-shirt técnica, um boião para água, barra energética, bolsa para usar no braço, e medalha num misto de cortiça e metal, com um design que considero de extraordinário bom gosto e simplicidade para todos os chegados à meta. Além disso, mais alguns brindes dos diversos parceiros do evento foram oferecidos: livros, postais, porta-chaves, etc.

Dorsal personalizado com o nome do atleta, controlo por chip. Aquecimento antes da partida com exercícios de ginástica e aeróbica, bem acompanhados por música animada. Máquinas de café disponibilizadas, assim como casas de banho em número suficiente.

Prémios para os primeiros classificados de cada sexo: uma bicicleta assim como troféus para os 3 primeiros, e ainda prémios Isostar para os 4ºs. Para todos, também um diploma disponibilizado no site da prova pouco depois desta terminar, assim como as classificações.

Quando se "temia" um excesso de zelo por questões de segurança, e consequente limitações no acesso à fábrica, verificou-se de facto um dia aberto da fábrica a todos, que deslumbrou a maioria dos participantes, sem no entanto essa mesma segurança deixar de ser garantida, embora discretamente mas sempre presente. Permitido também um bom trabalho à imprensa, nomeadamente aos fotógrafos que tiveram condições para realizar uma boa reportagem, que pode ser vista na AMMA - Atletismo Magazine Modalidade Amadoras.


Assim, a 1ª Corrida Volkswagen foi uma prova em estreia, de sucesso alcançado, em moldes a raiar a excelência quando se pretende chamar o indivíduo à Corrida e nessa perspectiva não lhe encontro falhas notórias. Atrever-me-ia mesmo a classificá-la de excelente. Preencheu todos os parâmetros que considero essenciais e até os secundários para uma prova de sucesso no que à Corrida para todos diz respeito, e nessa óptica dou-lhe os meus Parabéns e os maiores louvores, desejado somente que mantenha o nível e que tenha vindo para ficar em moldes iguais, ou melhores, se for possível.

Ana Pereira


1º classificado masculino: Bruno Fraga, com 31m52s
1º classificado feminino: Ana Teresa Machado 39m5s 


A Corrida da Maria com conversa da treta (só para pessoas muito especiais que gostam de a ler - és uma delas? só amanhã meus queridos, ou mesmo só depois de amanhã, que agora, embora tenha um turbilhão de emoções e palavras na cabeça sobre a que foi a minha 1ª Corrida Volkswagen, tenho de ir dormir...

Até amanhã querido diário

11 comentários:

Henriqueta Solipa disse...

SOCORRO!

Eu já estava com pena de ter faltado :-( o Carlos ficou doente ...se ainda fosse aqui pertinho de casa ainda ia, mas assim... e preferia ir com ele, claro!!!

Mas agora fiquei a morder-me toda, para variar as tuas descrições são deliciosas, adoro ler-te :-) por isso com mais pena fiquei.... foi como lá tivesse estado e não participar.


Ainda bem que correu tudo bem para ti e te divertiste!

Boa Ana!!! e até às Fogueiras!!! Espero encontrar-te.

Beijinho

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá Maria :D

Eu gosto imenso de te ler, e vou ficar à espera que contes como foi a tua corrida ;)

Sabes, estranhamente eu tinha um 'feeling' que esta corrida da Volkswagen ia ser muito bem organizada. Não sei porquê, mas achava que sim, e tive muita pena de não participar.

Beijinhos e até amanhã :)

E disse...

então descansa, viu, e depois nos conta como foi a tua corrida;)

aqui também temos uma corrida dessas... nunca participei, mas já li muitos elogios feitos à organização da prova!

bjks

Alison G. Altmayer disse...

... a seguir cenas dos próximos capítulos :-)

Voltaremos.

Bjs

Jorge Branco disse...

Pois eu quero é saber da corrida da Maria!
Que a prova foi excelente já li em vários lados!
Por isso venha lá a prova da "Piknena" por favor!

Rumo aos 30 disse...

Que boa corrida :)

C. disse...

bolas, tantas ofertas por 6€, e pelo que li uma prova bastante bem organizada... :)

horticasa disse...

Deve ter sido mesmo giro ir por dentro da fabrica..
Fico à espera da conversa da treta, beijinho

António Almeida disse...

Ana
bem que nos podemos considerar uns felizardos por lá termos estado, a esta não se podia faltar, bem que fiz por isso e inscrevi-me logo que as inscrições abriram (dorsal 71), esta entra sem dúvida para a história da corrida a pé em Portugal.
Muito bom o aparecimento na margem sul de duas provas de excelência (a do Sal em Alcochete e esta da Volkswagen) ainda que totalmente diferentes.
Boas fogueiras.
Beijinhos.

Luciana disse...

Olá Maria!
Realmente eu acho que essa prova teve um caracter desportivo e produtivo e foi possivel conhecer por dentro uma fabrica e um parque com um nível bastante superior :)
Gostava de ter ido, mas não deu :)
Beijos...

Corre como uma menina disse...

Esta corrida pareceu-me bastante original e, pelo que contas, bem organizada! É sempre bom ler a perspectiva feminina das coisas :)

Beijinhos